Portal da Cidade Casa Branca

URGENTE!

Caso de suposto envenenamento de adolescente em escola de Venda Branca mobiliza polícia

Família afirma que câmeras da escola registraram aluno colocando suposto veneno na garrafa da adolescente; caso está sob investigação

Publicado em 22/06/2026 às 12:22
Atualizado em

Caso de suposto envenenamento de adolescente em escola de Venda Branca mobiliza polícia (Foto: Google Maps)

Uma adolescente foi hospitalizada após uma suspeita de ingestão de substância tóxica colocada em uma garrafa de água na E.E. Vicente Paulo Zanchetta, no distrito de Venda Branca, em Casa Branca. O caso foi registrado pela Polícia Militar na última sexta-feira (19) e está sendo investigado pela Polícia Civil.

De acordo com informações da Polícia Militar, os policiais foram acionados para atender a ocorrência após a estudante apresentar dores abdominais. Segundo o registro, surgiu a suspeita de que uma substância desconhecida pudesse ter sido colocada na garrafa de água da adolescente durante uma atividade escolar realizada no dia anterior.

A jovem recebeu atendimento médico e permaneceu internada para observação e realização de exames. A ocorrência foi apresentada à Delegacia de Polícia, que dará continuidade às investigações. A garrafa utilizada pela estudante foi apreendida e encaminhada para perícia, que deverá apontar se havia alguma substância no recipiente e auxiliar no esclarecimento dos fatos.

Relato da família

Em contato com o Portal da Cidade, familiares da adolescente apresentaram uma versão mais detalhada sobre o ocorrido. Segundo o relato, na quinta-feira (18) um aluno da mesma sala teria aguardado a saída dos demais colegas para despejar um produto que seria veneno para baratas dentro da garrafa de água da estudante.

Ainda conforme os familiares, a adolescente não percebeu a alteração e ingeriu a água durante o trajeto para casa, passando a sentir desconforto estomacal e formigamento na boca. A situação teria sido descoberta apenas no dia seguinte, quando ela comentou os sintomas com um professor.

De acordo com a família, após o relato da estudante, imagens das câmeras de segurança da escola teriam sido analisadas e mostrado um aluno manipulando a garrafa. Os familiares também afirmam que, naquele momento, não houve acionamento imediato dos serviços de emergência ou da polícia, e que as autoridades foram comunicadas posteriormente pela própria família após o atendimento hospitalar.

A família manifestou indignação com o caso e afirmou buscar a responsabilização dos envolvidos. Os parentes também questionam as medidas adotadas após o ocorrido e defendem que providências sejam tomadas para evitar situações semelhantes no ambiente escolar.

Secretaria de Ensino

A Unidade Regional de Ensino de São João da Boa Vista enviou nota ao Portal da Cidade. Confira na íntegra.

"A Unidade Regional de Ensino (URE) de São João da Boa Vista lamenta o ocorrido. A equipe gestora da escola agiu prontamente ao tomar conhecimento da situação, prestando atendimento à aluna e comunicando imediatamente os responsáveis pelos estudantes envolvidos.

A estudante foi encaminhada pelos pais a uma unidade de saúde, onde permaneceu em observação e recebeu alta após avaliação médica. Ela passa bem e retornou às atividades escolares nesta segunda-feira (22). O estudante envolvido realiza atividades pedagógicas de forma remota, com acompanhamento da escola e da família.

O Conselho Tutelar foi acionado e a ocorrência comunicada à Polícia Civil. O caso é acompanhado pela equipe regional do Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar (Conviva-SP), que também reforçará ações de conscientização voltadas à promoção da cultura de paz, do respeito mútuo e da boa convivência no ambiente escolar."

Caso segue sob apuração

Até o momento, não há confirmação oficial sobre qual substância teria sido colocada na garrafa nem sobre as circunstâncias exatas do ocorrido. Essas informações deverão ser esclarecidas pela investigação policial e pelo resultado da perícia realizada no recipiente apreendido.

O caso segue sob apuração das autoridades competentes.

Fonte: Portal da Cidade Casa Branca

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp